domingo, 25 de setembro de 2011

11'09"01



Ponto de vista francês

Baseado em uma das maiores tragédias já vividas nos últimos tempos, o documentário 11’09”01 apresenta 11 pontos de vistas diferentes sobre o atentado terrorista às torres gêmeas (World Trade Center). Cada diretor representando seu país. O documentário escolhido foi o ponto de vista francês, o mais romântico e tocante.
Dirigido por Claude Lelouch, o documentário relata a reação de pessoas surdas ao evento. Ele apresenta dois personagens: Um homem, que trabalha como guia turístico em Nova York, sem nenhuma deficiência, podendo-se dizer “normal”, e uma mulher surda-muda, fotógrafa. Os dois se apaixonam e vivem uma linda história de amor onde o homem compreende, respeita e aceita conviver com as limitações de sua parceira.
Numa certa manhã o telefone toca e ele atende. Aflita, ela não consegue ouvir o que ele está falando e com quem, então começa a pensar. Assim que ele desliga o telefone, anda até ela e estabelece uma comunicação silenciosa, dizendo que deverá sair para trabalhar. Temendo não vê-lo novamente, o informa sobre seus pressentimentos e começa a discutir com ele. Impaciente, ele dá continuidade a discussão e, passado alguns minutos, sai para trabalhar deixando-a sozinha, deitada na cama em frente a uma televisão.
Imersa em pensamentos e profundamente triste, a personagem decide escrever uma carta de despedida a seu amado. Ela se levanta da cama e se senta na frente do computador, onde começa a digitar. Enquanto isso, a câmera muda de posição, focalizando a televisão, que mostra imagens do World Trade Center sendo partido ao meio e ela, na sua condição de surda, não escuta a notícia.
No final de sua carta, escreve “Então vou te deixar, antes que você me deixe. A menos que ocorra um milagre.” E nesse momento a luz do teto apaga e acende, a câmera capta imagens das rosas que fazem parte do cenário e ela abre a porta.


É então que se depara com seu companheiro, tendo poeira da cabeça aos pés e trazendo uma expressão horrível no rosto. Rapidamente ela consegue perceber que ele escapou da morte depois que ele pergunta se ela estava assistindo televisão. Não há mais motivos para deixá-lo, pois, depois disso, ela entende que um milagre realmente aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário